A Cortina é um item muito importante na decoração de um ambiente, tanto residencial quanto comercial. Aqui, falarei em ambiente residencial. É um dos últimos elementos a ser instalado na casa para finalizar o projeto. Alguns cuidados devem ser observados na escolha dessa peça tão especial.
As perguntas a se fazer são:
- qual o objetivo da cortina neste ambiente?
- Somente decorativa ou funcional?
- Bloquear o sol ou somente quebrar a luminosidade sem perder a privacidade?
Porém, qualquer que seja o objetivo, levo em consideração o estilo do ambiente para não destoar do mobiliário, tapetes e objetos.
Tecidos de cores neutras não entram em conflito com o restante da decoração. Enquanto que os tecidos mais pesados e escuros, normalmente uso como xales e para aquecer o ambiente em época de frio.
Em um ambiente onde a incidência de sol é intensa, o uso de blackout sob a cortina ou sozinho é bastante recomendado, pois serve como protetor solar e ajuda no escurecimento. Falando em blackout, também auxilia como isolante térmico e acústico.
Outra dica sobre incidência intensa de sol é que tecidos escuros sofrem alteração de cor e desbotam facilmente. Retém o calor, aumentando a temperatura do ambiente durante o dia.
No caso da cortina ser usada somente como item decorativo ou quebrar a luminosidade, recomenda-se um tecido leve e fluído. Dependendo da textura do tecido, não precisa forro.
Hoje existe uma infinidade de tecidos sintéticos, naturais ou mistos. É só escolher os que melhor se adaptam a seu projeto e aproveite!
Por Iara Caetano
Fotos – Google imagens